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Oxigênio

Oxigênio


Descrição


Na temperatura ambiente e pressão atmosférica, o oxigênio é um gás oxidante, não tóxico, incolor, inodoro e insípido. É levemente azulado quando no estado líquido ou sólido. Sua propriedade mais importante é sua habilidade de manter a vida e de suportar a combustão. Em quantidades moderadas, o oxigênio é distribuído em cilindros de aço como um gás não liquefeito à pressão de cerca de 200 bar a 21 ºC. Em grandes quantidades, é transportado na forma liquida em carretas equipadas com tanques criogênicos, normalmente a temperatura de cerca de –183 ºC e baixa pressão.


Propriedades Físicas
Calor específico, líquido a 90,18 K. 1,703 kJ(kg x K)
Calor latente de fusão a 54,363 K. 444,76 J/mol; 106,3 cal /mol
Calor molar específico, gás a 101,325 kPa e 25ºC a pressão constante. 29,427 J/(mol x K)
Calor molar específico, gás a 101,325 kPa e 25ºC a volume constante. 20,817 J/(mol x K)
Condutividade térmica, gás a 101,325 kPa e 25ºC. 0,02662 W/(m x K);
63,6 x 10-6 cal/(s x cm x ºC)
Condutividade térmica, líquido a 90,18 K. 0,1929 W/(m x K);
461,0 x 10-6 cal/(s x cm x ºC)
Constante dielétrica, gás a 101,325 kPa e 20ºC. 1,0004947
Densidade absoluta, gás a 101,325 kPa e 25ºC.> 1,309 kg/m3
Densidade crítica. 0,436 kg/dm3
Densidade, líquido a 54,363 K. 1,3215 kg/L
Densidade, líquido a 90,18 K. 1,1407 kg/L
Densidade relativa, gás a 101,325 kPa e 25ºC (ar=1). 1,105
Fator de compressibilidade crítico. 0,288
Fórmula. O2
Massa Molecular. 31,9988
Ponto de ebulição a 101,325 kPa. 90,18 K;
-183ºC;
-297,4ºF.
Pressão crítica. 5043 kPa;
50,43 bar;
731,4 psia;
49,77 atm.
Pressão no ponto triplo. 0,152 kPa;
1,52 bar;
1,14 mmHg.
Razão do calor específico, gás a 101,325 kPa e 25ºC, Cp/Cv. 1,414
Solubilidade em água a 101,325 kPa e 0ºC. 4,889 cm3 /100 cm3 de água
Temperatura crítica. 154,58 K;
-118,6ºC;
-181,4ºF.
Temperatura no ponto triplo. 54,363 K;
-218,8ºC;
-361,8ºF.
Velocidade do som no O2 gasoso a 101,325 kPa e 20ºC. 326 m/s
Viscosidade, gás a 101,325 kPa e 25ºC. 0,02075 cP.
Volume crítico. 2,294 dm3/kg
Volume específico a 21,1ºC e 101,325 kPa. 755,4 dm3/kg; 12,1 ft3/lb

Aplicações

O oxigênio é largamente utilizado em todo o planeta. A maior parte do oxigênio produzido no mundo é utilizado em siderurgia para obtenção de aço e na solda e corte de metais ferrosos e não ferrosos por processo oxi-acetilênico. Oxigênio também é usado na metalurgia dos metais não ferrosos, como comburente para otimizar o processo de combustão para aquecimento de fornos através do enriquecimento do ar. A indústria química usa grandes quantidades de oxigênio na fabricação de óxido de etileno a partir do etileno, metanol a partir de hidrocarbonetos, dióxido de titânio, a partir de tetracloreto de titânio, dióxido de carbono a partir de hidrocarbonetos residuais, etc. Oxigênio líquido é consumido como oxidante do combustível na propulsão de veículos espaciais. É também, largamente utilizado na área hospitalar, no tratamento de pacientes com problemas respiratórios, em anestesia trabalhando em conjunto com agentes anestésicos, em câmaras hiperbáricas para tratamento de queimaduras graves e outras lesões graves na pele, etc.


Efeitos sobre o homem e toxicidade

No Brasil o anexo 11 da Norma Regulamentadora 15 (NR 15), não contempla o oxigênio como agente químico insalubre e não impõe limites de exposição para o produto. Em condições normais o oxigênio não é tóxico. Misturas de até 65% (molar) de oxigênio em ar atmosférico podem ser inaladas por períodos prolongados sem efeitos negativos. A exposição a oxigênio puro por períodos prolongados e pressões acima da atmosférica, normalmente obtidas somente em câmaras hiperbáricas ou em mergulho profundo podem causar: náuseas, tontura, confusão mental, irritação nas vias respiratórias, hipotermia, vaso constrição periférica, perda da visão, sincope e eventualmente a morte.

Normalmente os acidentes com oxigênio, estão mais ligados ao contato com oxigênio líquido, que causa queimaduras por frio que são extremamente doloridas, ou queimaduras devido ao contato acidental do oxigênio com algum produto combustível, óleo ou graxa.


Primeiros Socorros

Em caso de hiper exposição ao oxigênio, normalmente, a vítima se recupera rapidamente após a redução da pressão e concentração do oxigênio.

Em caso de queimadura por frio, a vítima deve ser imediatamente removida do local do acidente e as partes atingidas devem ser descongeladas lavando o local com o uso de água corrente, não utilize água quente. Queimaduras por fogo devem ser tratadas por limpeza do local afetado. Em qualquer caso chame imediatamente um médico.


Precauções no manuseio e estocagem

Nunca permita óleo, graxa, ou qualquer outra substância altamente combustível entrem em contato com os cilindros, válvulas, reguladores, medidores, ou acessórios para oxigênio. Nunca lubrifique válvulas, reguladores, medidores, ou acessórios de oxigênio com óleo, graxa ou qualquer outra substância combustível. Equipamentos defeituosos devem ser enviados para reparo em empresas especializadas. Cilindros de oxigênio não devem ser estocados perto de cilindros de acetileno ou qualquer outro material combustível. Quando os cilindros de oxigênio devam ser estocados a uma distância inferior a 8m de qualquer outro material combustível, deve existir uma barreira resistente ao fogo entre eles. Os cilindros de oxigênio nunca devem ser diretamente aquecidos por chamas ou vapor. Os cilindros de oxigênio devem ser estocados em área bem ventilada e longe de fontes calor intenso. Durante o uso os cilindros devem ser presos com uso de corrente para evitar queda.


Informações para transporte

Dados os riscos envolvidos e a complexidade das exigências de segurança legais normativas para o transporte de produtos perigosos em geral, e especificamente do oxigênio sugerimos que os clientes não transportem gases a granel ou em cilindros, a menos que estejam altamente familiarizados com as exigências mencionadas e possuam os equipamentos e recursos necessários. As informações que se seguem têm caráter puramente ilustrativo e não estão completas.

Recomendamos enfaticamente que quando o transporte seja indispensável para a operação de um determinado cliente, este, adquira a versão mais atualizada do “Manual de Autoproteção – Produtos Perigosos – Manuseio e transporte rodoviário” publicado pela Indax Advertising Comunicação Ltda. ou então da coletânea de decretos lei e normas pertinentes da ABNT.

O transporte do oxigênio em cilindros deve ser feito em caminhão equipado com carroçaria metálica aberta, que possua condições de transportá-los em posição vertical e que esteja devidamente sinalizado e equipado com o kit de emergência apropriado ao produto ou produtos que esteja sendo transportado. O motorista deve possuir habilitação compatível com o tipo e porte de veiculo utilizado e ter participado com aproveitamento de curso de “transporte de produtos perigosos” ministrado por estabelecimento de ensino reconhecido.

Em toda operação de transporte os seguintes documentos são de porte obrigatório: habilitação do motorista, certificado de conclusão do curso de transporte de produtos perigosos, envelope de transporte contendo: notas fiscais dos produtos transportados e suas fichas de emergência.

Normalmente o kit de emergência para o transporte de gases é constituído de: 10 cones de sinalização, 4 placas auto portantes com inscrição “Perigo Afaste-se” com dimensões mínimas de 340 x 470 mm, 100 metros de fita zebrada com largura mínima de 70 mm, 06 suportes para sustentação da fita zebrada, 02 calços de madeira de
150 x 150 x 200 mm, 01 caixa com jogo de ferramentas, 01 lanterna grande com pilhas novas carregadas, isto além de EPI´s como óculos de segurança, pares de luvas de raspa de couro, capacete, etc. em perfeitas condições e em quantidade suficiente para o motorista e demais ocupantes do veiculo de transporte. Isto sem falar em extintores de incêndio e demais item de segurança do veículo. No caso específico do oxigênio as leis e normas vigentes devem ser consultadas para verificar se existem requisitos adicionais.

Além das sinalizações regulares como faixas refletivas na carroçaria e para choques, as unidades de transporte devem estar sinalizadas com rótulos de risco, alem de painéis de segurança. Como os regulamentos normativos para a sinalização do veiculo são muito complexos nos limitamos a informar abaixo somente os dados principais que devem definir a sinalização do oxigênio recomendamos que seja consultada a coletânea de normas ABNT para o transporte terrestre de produtos perigosos.

Produto: Oxigênio, comprimido

Número da ONU: 1072

Classe de risco: 5.1 – substâncias oxidantes

Risco subsidiario: 2.2 – gases não inflamáveis, não tóxicos

Número de risco: 25


Detecção de Vazamentos

Todos os equipamentos: válvulas, reguladores de pressão, conexões, tubulações, etc. que se destinem a serem utilizados com oxigênio, devem ser devidamente testados e condicionados antes do uso. Dois métodos de teste que podem ser utilizados estão listados abaixo em ordem de preferência:

1.   Pressurizar o sistema com uma mistura de no máximo 5% de hidrogênio em nitrogênio e testar todas as conexões com um detector de condutividade térmica. Ao final do teste o sistema deve ser purgado com nitrogênio puro e depois com o próprio oxigênio que será utilizado para remover os resíduos da mistura de gases utilizada. Este teste necessita ser realizado por uma pessoa adequadamente treinada, dá resultados muito satisfatórios e o sistema se torna altamente confiável. Este procedimento é especialmente recomendado para processos de alta responsabilidade e que se destinem à utilização com oxigênio ultra puro.

2.   Pressurizar o sistema com o próprio oxigênio e testar todas as conexões e pontos suspeitos com uma mistura de água e detergente. No local onde haja vazamento haverá formação de bolhas. Este teste pode ser feito por quase qualquer pessoa, porém os resultados podem não ser os mais seguros e pequenos vazamentos podem não ser detectados. Este método é especialmente recomendado para oxigênio industrial podendo ainda ser utilizado para oxigênio de elevada pureza desde que após a detecção e correção dos vazamentos, seja feita a secagem interna dos equipamentos através da passagem do próprio oxigênio puro por seu interior até haver plena certeza que toda a umidade residual tenha sido eliminada.


Aviso Importante

Este material foi concebido com o intuito de fornecer ao leitor acesso conveniente às informações de propriedades físicas e químicas do produto em pauta. A Gama envidou seus maiores esforços no sentido de produzir um material de alta qualidade técnica, não obstante, este informativo apesar de abrangente não contém todos os dados e informações técnicas disponíveis sobre o produto.

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