Gama Gases

Flúor

Flúor


Descrição


Na temperatura ambiente e pressão atmosférica, o flúor é um gás extremamente oxidante, não inflamável, altamente tóxico, altamente corrosivo na presença de umidade, de cor amarelo pálido e com odor penetrante e altamente irritante. O flúor gasoso é mais denso que o ar atmosférico e apesar de não ser inflamável, suporta chama. O flúor é o membro mais reativo da tabela periódica reagindo com praticamente todas as substâncias orgânicas e inorgânicas. É distribuído como gás não liquefeito em cilindros de aço a uma pressão de cerca de 20 bar.


Propriedades Físicas
Calor latente de fusão a –219,6ºC. 510,36 J/mol;
121,98 kcal/kg.
Calor molar específico, gás a 101,325 kPa e 21.1ºC a pressão constante. 31.449 J/(mol x K);
7.516 cal/(mol x ºC).
Calor molar específico, gás a 101,325 kPa e 21.1ºC a volume constante. 23.165 J/(mol x K);
5.537 cal/(mol x ºC).
Condutividade térmica, gás a 101,325 kPa e 0ºC. 0,024769 W / (m x K);
59,2 x 10-6 cal/(s x cm x ºC).
Densidade absoluta, gás a 101,325 kPa e 25ºC. 1.554 kg/m3
Densidade crítica. 0,574 kg/dm3
Densidade relativa, gás a 101,325 kPa e 25ºC (ar=1). 1.312
Densidade, líquido a pressão de saturação -188.1ºC. 1,507 kg/L
Fator crítico de compressibilidade. 0,288
Fórmula. F2
Massa Molecular 37.996
Ponto de ebulição a 101,325 kPa. 85.02 K;
-188.1ºC;
-306.6ºF.
Ponto triplo - Temperatura. 53.34 K;
-219.6ºC;
-363.3ºF.
Ponto triplo - Pressão. 0.22 kPa;
2.2 mbar;
1.66 mmHg.
Pressão crítica. 52.15 bar: 756.4 psia;
51.47 atm.
Razão do calor específico, gás a 101,325 kPa e 21.1ºC, Cp/Cv. 1,358
Temperatura crítica. 144.30 K;
-128.08ºC;
-199.0ºF.
Viscosidade, gás a 101,325 kPa e 0ºC. 0.02180 cP.
Volume crítico. 1,742 dm3/kg
Volume específico a 21,1ºC e 101,325 kPa. 636.7 dm3/kg; 10.2 ft3/lb.

Aplicações

O flúor é usado como matéria prima na produção de hexafluoreto de urânio, hexafluoreto de enxofre, trifluoreto de boro, difluoreto de prata, trifluoreto de cobalto, e trifluoreto de magnésio. Os fluoretos metálicos são muito importantes para a preparação de organo fluorados.


Efeitos sobre o homem e toxicidade

O flúor é um gás altamente tóxico e corrosivo na presença de umidade, agindo principalmente nos olhos e sistema respiratório, exercendo uma ação corrosiva e causando grande irritação. Mesmo em baixa concentração sua presença no ar é imediatamente detectada devido ao seu odor irritante e penetrante. A exposição ao Flúor em concentrações baixas, causa irritação dos olhos, nariz e garganta, tosse, dificuldades respiratórias e coceira na pele. Exposições mais sérias podem ocasionar forte irritação dos olhos e pálpebras, inflamação e congestão dos sistemas respiratório e cardiovascular.

A inalação de ar contaminado com cerda de 40 a 60 ppm de flúor, durante cerca de 30 a 60 minutos pode ter graves conseqüências. A inalação de ar contaminado com cerca de 1000 ppm de flúor é fatal após algumas respirações. O contato da pele com flúor líquido ou vapor podem causar queimaduras graves.

No Brasil o anexo número 11 da Norma Regulamentadora 15 (NR15), não inclui o flúor em sua lista de agentes químicos insalubres, não obstante, o flúor é extremamente insalubre e perigoso.

Nos Estados Unidos, a OSHA “Occupational Safety & Helth Administration” do “U.S. Department of Labor” limita a 0,1 ppm molar – (0,2 mg/m3), a concentração máxima do flúor gasoso no ambiente de trabalho.


Primeiros Socorros

Inalação:

Antes de entrar em qualquer área contaminada com flúor para socorrer uma ou mais vítimas, a pessoa que vai prestar socorro deve estar adequadamente protegida contra os gases venenosos de preferência usando um aparelho de respiração autônomo ou ao menos uma máscara panorâmica equipada com filtro contra gases ácidos. Ninguém deve entrar em uma área contaminada sem equipamento adequado, pois, correrá o risco de também ser vitimado pelo gás, fazendo com que o acidente tome proporções ainda maiores. Nos casos de inalação de flúor a remoção imediata da vítima para um ambiente descontaminado é essencial para aumentar as chances de sobrevivência. Os primeiros socorros devem ser iniciados imediatamente. Caso a pessoa esteja apresentando dificuldade respiratória deve ser administrado oxigênio puro de preferência sob pressão positiva. Caso a pessoa apresente perda de consciência e parada respiratória, é necessário fazer respiração artificial (boca a boca) seguida de administração de oxigênio. Caso haja parada cardíaca, massagem cardíaca simultaneamente a respiração artificial será necessária, fazendo-se 5 massagens cardíacas e uma respiração alternadamente. Em qualquer caso chame imediatamente um médico ou socorro especializado.

Contato com a pele:

Todas as áreas da pele afetadas devem ser lavadas com água em abundância. Se existir chuveiro de emergência na área, a vítima deve ser colocada sob o mesmo e as áreas afetadas, lavadas com água em abundância. As roupas e sapatos contaminados devem ser retirados com a vítima já sob a água do chuveiro de emergência.

Contato com os olhos:

Em caso de contato dos olhos com vapor de flúor, os mesmos devem ser lavados com água em abundância por pelo menos 15 minutos, caso a pessoa utilize lentes de contato, as mesmas devem ser removidas para garantir que a água consiga lavar o local atingido. Caso seja notado que a irritação dos olhos persiste, os mesmos devem ser lavados por um segundo período de 15 minutos e a pessoa encaminhada a um oftalmologista imediatamente. Qualquer pessoa que tenha sido vitimada por flúor, ainda que a exposições aparentemente de menor importância, deve ser enviada a um médico logo após os primeiros socorros sejam ministrados.


Precauções no manuseio e estocagem

Todas as pessoas envolvidas no manuseio de flúor devem ser rigorosamente treinadas com relação às suas propriedades, efeitos e correto manuseio antes de iniciar qualquer tipo de atividade com ele. É obrigatório dispor de equipamentos de proteção individual (EPI´s), tais como: máscaras panorâmicas contra vapores ácidos, máscaras de fuga, luvas de borracha ou plástico, aventais de borracha ou plástico e sapatos compatíveis com o produto. Os equipamentos para manipulação do produto devem ser providos de válvulas unidirecionais para prevenir o retorno de líquidos pela tubulação e a possibilidade de reações violentas com o produto dentro do cilindro. Não se pode esquecer que flúor é corrosivo em presença de umidade e altamente reativo com praticamente qualquer tipo de produto, podendo na eventualidade de uma entrada de algum material estranho dentro dos cilindros ocasionar uma explosão.

O contato com óleo, graxa, tintas, solventes, outros materiais orgânicos, metais pulverizados, etc. é extremamente perigoso. Devido a seu altíssimo potencial de oxidação, o flúor explode em contato com um número muito grande de substâncias.

Na área de manuseio do produto, devem ser instalados “lava olhos”, chuveiros de emergência e pelo menos uma unidade de respiração autônoma para uso em casos de emergência.

Os cilindros de flúor nunca devem ser diretamente aquecidos por chamas ou vapor. O aquecimento sem controle do cilindro pode causar a explosão do mesmo.

Os cilindros de flúor devem ser estocados em área bem ventilada e longe de fontes calor intenso. Caso seja necessária a utilização de flúor em ambiente confinado, o cilindro deve ser instalado dentro de uma cabina especial com um sistema de exaustão, purga com nitrogênio e de neutralização dos gases residuais. Maiores informações sobre este assunto podem ser obtidas junto ao departamento técnico da Gama Gases. Os cilindros devem ser presos com uso de corrente para evitar queda.


Informações para transporte

Dados os riscos envolvidos e a complexidade das exigências de segurança legais normativas para o transporte de produtos perigosos em geral, e especificamente do flúor sugerimos que os clientes não transportem gases a granel ou em cilindros, a menos que estejam altamente familiarizados com as exigências mencionadas e possuam os equipamentos e recursos necessários. As informações que se seguem têm caráter puramente ilustrativo e não estão completas.

Recomendamos enfaticamente que quando o transporte seja indispensável para a operação de um determinado cliente, este, adquira a versão mais atualizada do “Manual de Autoproteção – Produtos Perigosos – Manuseio e transporte rodoviário” publicado pela Indax Advertising Comunicação Ltda. ou então da coletânea de decretos lei e normas pertinentes da ABNT.

O transporte do flúor em cilindros deve ser feito em caminhão equipado com carroçaria metálica aberta, que possua condições de transportá-los em posição vertical e que esteja devidamente sinalizado e equipado com o kit de emergência apropriado ao produto ou produtos que esteja sendo transportado. O motorista deve possuir habilitação compatível com o tipo e porte de veiculo utilizado e ter participado com aproveitamento de curso de “transporte de produtos perigosos” ministrado por estabelecimento de ensino reconhecido.

Em toda operação de transporte os seguintes documentos são de porte obrigatório: habilitação do motorista, certificado de conclusão do curso de transporte de produtos perigosos, envelope de transporte contendo: notas fiscais dos produtos transportados e suas fichas de emergência.

Normalmente o kit de emergência para o transporte de gases é constituído de: 10 cones de sinalização, 4 placas auto portantes com inscrição “Perigo Afaste-se” com dimensões mínimas de 340 x 470 mm, 100 metros de fita zebrada com largura mínima de 70 mm, 06 suportes para sustentação da fita zebrada, 02 calços de madeira de
150 x 150 x 200 mm, 01 caixa com jogo de ferramentas, 01 lanterna grande com pilhas novas carregadas, isto além de EPI´s como óculos de segurança, pares de luvas de raspa de couro, capacete, etc. em perfeitas condições e em quantidade suficiente para o motorista e demais ocupantes do veiculo de transporte. Isto sem falar em extintores de incêndio e demais item de segurança do veículo. No caso específico do flúor as leis e normas vigentes devem ser consultadas para verificar se existem requisitos adicionais.

Além das sinalizações regulares como faixas refletivas na carroçaria e para choques, as unidades de transporte devem estar sinalizadas com rótulos de risco, alem de painéis de segurança. Como os regulamentos normativos para a sinalização do veiculo são muito complexos nos limitamos a informar abaixo somente os dados principais que devem definir a sinalização do flúor e recomendamos que seja consultada a coletânea de normas ABNT para o transporte terrestre de produtos perigosos.

Produto: Flúor, comprimido

Número da ONU: 1045

Classe de risco: 2.3 – gases tóxicos

Risco subdisiário: 5.1, 8 – substância oxidante e corrosiva

Número de risco: 265


Detecção de Vazamentos

Devido à toxicidade, potencial de oxidação e corrosividade do flúor, todos os equipamentos: válvulas, reguladores de pressão, conexões, tubulações, etc. que se destinem à com ele ser utilizados devem ser devidamente testados e condicionados antes do uso. Dois métodos de teste que podem ser utilizados estão listados abaixo em ordem de preferência:

1.   Pressurizar o sistema com hélio industrial e testar todas as conexões com um detector de vazamento de hélio, normalmente um espectrômetro de massa. Este teste necessita ser realizado por um especialista, porém, dá excelentes resultados e o sistema se torna altamente confiável.

2.   Pressurizar o sistema com uma mistura de no máximo 5% de hidrogênio em nitrogênio e testar todas as conexões com um detector de condutividade térmica. Este teste necessita ser realizado por uma pessoa adequadamente treinada, dá resultados muito satisfatórios e o sistema se torna confiável.

NÃO DEVE SER UTILIZADO O TESTE DE ÁGUA E DETERGENTE, pois os resultados podem não ser os mais seguros e pequenos vazamentos podem não ser detectados. Por se tratar de equipamento que será utilizado com gás extremamente tóxico e corrosivo na presença de umidade este método não é mais recomendado.


Aviso Importante

Este material foi concebido com o intuito de fornecer ao leitor acesso conveniente às informações de propriedades físicas e químicas do produto em pauta. A Gama envidou seus maiores esforços no sentido de produzir um material de alta qualidade técnica, não obstante, este informativo apesar de abrangente não contém todos os dados e informações técnicas disponíveis sobre o produto.

A Gama se exime de quaisquer responsabilidades por eventuais danos materiais ou humanos que possam decorrer em função da utilização destas informações, por omissão de informações neste material, por eventuais erros ou mudanças no conhecimento técnico que possam ocorrer.